domingo, 25 de novembro de 2007

Forças de elite brasileira em Portugal

Trinta militares da GNR estão a receber formação em técnicas policiais. Os instrutores do curso pertencem aos BOPE, as forças de elite brasileiras, que combatem a criminalidade nas favelas.

Mariana Corrêa
Jornalista

Os treinos estão a ser feitos no Mindelo, numa velha escola abandonada. As semelhanças com a realidade não são coincidência, isto porque os instrutores simulam situações de crise para poderem ensinar as forças de segurança a enfrentá-las.

O curso é da responsabilidade do Centro Avançado de Técnicas de Imobilização (CATI), uma empresa privada que dá formação especializada, em todo o mundo, às forças de segurança. Os instrutores vieram de propósito a Portugal, são polícias do BOPE, as forças de elite brasileira que combatem a criminalidade nas favelas.

Para frequentar o curso cada agente teve de pagar do próprio bolso 250 euros. Um investimento que dizem valer a pena, porque em situações de risco aprendem a proteger a própria vida. "Infelizmente há falta de formação. A formação é dada no início da carreira e não periodicamente.", diz César Nogueira, da Associação de Profissionais da Guarda. Fernando Fernandes, director do C.A.T.I, também reforça esta ideia dizendo que a formação é necessária, porque há polícias a serem abatidos e isso poderia ser evitado se soubessem como reagir. O curso dura quatro dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eis o resultado de portugal ser um País permissívo, deixou entrar toda a criminalidade "made in Brasil" no País e agora têm que vir para cá as Forças de elite Brasileira, ensinar-nos as técnicas de luta anti-guerrilha urbana tão em voga no Brasil.

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!