terça-feira, 14 de outubro de 2008

Adão e Eva

Apesar de ser uma previligiada naquilo que faço...há sempre coisas que não dá gozo fazer.
No outro dia fui em reportagem ao Porto Palácio. A confraria das tripas à moda do Porto deu um jantar onde convidou para orador principal o Bastonário da Ordem dos Advogados. Homem polémico, talvez tivesse algum escândalo para denunciar, por isso lá tive eu que ir ouvir o senhor (sem dar qualquer importância às tripinhas).
Pensei que me safava daquilo rápido...ouvia-o quando chegasse e ia embora...mas o referido senhor só quis falar no fim do jantar...que seca! Fiquei a pensar mal da minha vida e na chatice de esperar quase 4 horas por meia dúzia de palavras que na verdade ,quase ninguém queria ouvir....mas é quando menos esperamos, que a vida sabe ser verdadeiramente surpreendente e reveladora... é isso que eu gosto nela.

Antes do jantar um casalinho veio simpaticamente falar comigo...curiosos sobre o mundo da televisão fizeram-me algumas perguntas.
Os dois tinham um ar distinto, elegante, extremamente educados e com rugas a denunciar a idade avançada...não lhes perguntei o nome mas vou chamar a ele...Adão, a ela ...Eva.

Adão e Eva estavam numa mesa longe da minha, por isso esqueci-me deles durante o jantar, voltei a lembrar-me quando me levantei para ouvir o discurso do senhor e os vi na mesa da frente.
Adão tinha a mão esquerda por cima da mão direita da Eva e os dois ouviaram todo o discurso com a cabeça ligeiramente curvada, ela para a direita, ele para a esquerda como se quisessem encostar-se um no outro.
Pensei que a idade costumava arrefecer os sentimentos...mas naquele momento tive a plena sensação que não.

Não consegui ouvir o senhor a falar, distraí-me com tanta ternura, comovi-me com tanto amor...os dois ouviram uma hora de discurso desinteressante a fazer festinhas nas mãos enrugadas um do outro. Estão casados há 40 anos!
Tinham uma expressão carinhosa, tranquila e feliz ...com certeza não por causa do discurso!

É nestes momentos que a vida se revela, dando (ou relembrando) pequenas lições que nós não pedimos : qualquer coisa (mesmo a mais chata) se pode tornar maravilhosa quando feita ao lado de quem se gosta.

No fim Adão olhou para a Eva, Eva olhou para o Adão e os dois sorriram ... afinal, parece-me, o "paraíso" sempre existe!

1 comentário:

Anónimo disse...

Marianaaaaa
estou em choque! Não fazia a minima ideia que tinhas blog! Muito bom! ;) sim senhora!

Beijo grandeeeee