É do conforto do meu sofá que escrevo sobre... Albina: a que nada tem.
Vive num buraco a que chama ... casa. Um buraco onde faltam janelas, chuveiro, banheira...tudo...vive assim desde sempre ... habituou-se , por isso não se queixa ... só das dores nas pernas.
Passa os dias a fintar a solidão, com idas rápidas ao café do lado e a ver a TV, que uma antiga patroa (que comprou um plasma) lhe deu , porque ocupava muito espaço lá em casa.
Trabalhou toda a vida a servir os outros. Sobreviveu à morte prematura do marido, que morreu há 50 e tal anos (ela tinha 30 e 3 crianças minúsculas) e à de uma filha...roubou-a um cancro.
Recebe 300 euros de reforma que com gigantesco esforço divide entre a fármacia, a renda (35 €!!!), luz, água, telefone ... ao décimo dia do mês já não tem dinheiro. Sobrevive aos restantes 20 com as sobras dos outros ... dos que ainda se vão lembrando dela de quando em quando e lhe dão o que já não querem.
Tem 85 anos!!! O que mais queria (diz entre mil "se pudesse ser", "se faz favor", "muito obrigada ") era "uma casinha melhor"... para tomar banho em condições ( normalmente usa uma bacia!!! (inenarrável))
Porra, chegar a esta idade e não ter alcançado o descanso com que supostamente nos deve premiar a velhice, ninguém merece!!!
1 comentário:
há mesmo vidas fodidas. e pessoas que por detrás dessas vidas insurrectas, nos mostram como mesmo assim, vale a pena viver e lutar. impôr um sorriso aos dias que vão passando por nós.
e tu com esse sorriso tão lindo e aberto, a vida só te pode devolver a mesma sinceridade. perseverança.
Enviar um comentário