terça-feira, 19 de outubro de 2010

The Nederlands - Den Haag

Se não me habituo ao frio que faz por estes lados ... vou ter um sério problema.
7h30 da manhã, ainda o sol não teve tempo de aparecer em condições e já estamos a caminho da
Gare Central. Não sei bem quantos graus estão, mas tenho medo de perguntar...o frio gela-me os pulmões por isso mais vale estar calada!(quem me conhece sabe que é uma missão dificil;))
Perdemos o primeiro comboio do dia, que nos vai levar numa viagem de 2 horas até à Holanda...chegámos a Haia (De Hage ou Den Haag, depende da língua) às 11h30 e passámos todo o santo dia a andar.
O primeiro choque foi grande ...estamos tão habituados ao lixo das ruas de Bruxelas que já nem reparamos nele...excepto quando chegámos à Holanda... as ruas geometricamente arrumadas e limpas...os carros a parar para atravessarmos as passadeiras e as pessoas não dão encontrões na rua!!! Estranho!!!;)
Haia não é a capaital da Holanda, mas quase... o governo está todo aqui, assim como as embaixadas de todos os países do mundo...até a rainha vive e trabalha por estes lados.
A cidade é a sede de quatro tribunais internacionais: o Tribunal de Arbitragem Permanente, o Tribunal Internacional de Justiça (sede da ONU), o Tribunal Penal Internacional para a ex-jugoslávia, e a Tribunal Penal Internacional (responsável por julgar os crimes mais graves cometidos por certos indivíduozinhos), por isto a cidade é conhecida como "a capital jurídica do mundo".
Calma, tranquila, limpa, civilizada...tudo aqui me parece óptimo, menos a praia ... feia...saudades das nossas!













Sem comentários: